Vila Verde

2.º comandante destaca populares nos incêndios: “a união faz a força”

João Pimentel e Luís Morais (c) FAS / Semanário V
Fernando André Silva

O segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde destacou hoje a intervenção de populares no combate às chamas na freguesia de Penascais, em Vila Verde. Realça ainda João Pimentel, por “emprestar uma enxada” para criar “uma faixa de segurança”.

João Pimentel e Luís Morais criam faixa de segurança durante Incêndio em Penascais (c) FAS / Semanário V

Vários proprietários ajudaram a evitar propagação do incêndio (c) FAS / Semanário V

O incêndio, que lavrou em povoamento florestal no lugar de Porcil, com alerta pouco depois das 10 horas da manhã, teve como primeira intervenção cerca de uma dezena de proprietários e vizinhos dos terrenos do Monte das Carvalhas, munidos de ferramentas agrícolas, construindo “trincheiras” para evitar que o fogo alastrasse aos terrenos contíguos, enquanto os bombeiros e militares da GNR combatiam as chamas.

Proprietários unidos no combate às chamas (c) FAS / Semanário V

Incêndio em Penascais (c) FAS / Semanário V

Luís Morais, através das redes sociais, destaca os “bravos populares” que se uniram e ajudaram os bombeiros e militares da GNR a evitar que o fogo alastrasse. “Com a sua sapiência e voluntarismo, conseguimos todos juntos resolver uma ocorrência que se afigurava complicada”, escreve o segundo comandante, salientando que o sucesso resultou da técnica e as ferramentas dos habitantes locais com o conhecimento e gestão dos bombeiros.

Incêndio em Penascais (c) FAS / Semanário V

O incêndio foi dado como extinto já perto das 16 horas desta sexta-feira, tendo sido provocado, ao que tudo indica, por um reacendimento de um incêndio inicial, ocorrido há três semanas, durante uma queima de sobrantes que se descontrolou.

Incêndio em Penascais (c) FAS / Semanário V

Incêndio em Penascais (c) FAS / Semanário V

No teatro de operações estiveram 15 operacionais e três viaturas dos Bombeiros de Vila Verde e do GIPS da GNR, para além de uma dezena de populares.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista