Destaque Região

Aldeia abandonada na Galiza à venda por 85 mil euros

Acorrada / DR
Redação
Escrito por Redação

A pequena aldeia de Acorrada, situada no coração da Galiza, está à venda por 85 mil euros. A venda está a ser feita por Gustavo Iglesias, proprietário de seis casas de pedra e dois celeiros. Gustavo uniu-se a outros dois proprietários de casas e terrenos na aldeia e colocaram a aldeia toda à venda, para tentar recuperar o lugar, abandonado há mais de 30 anos.

Segundo a imprensa espanhola, já existem interessados em adquirir os terrenos e casas neste lugar remoto que representa a desertificação que se vive no interior daquela província a poucos quilómetros do Minho.

O primeiro-ministro espanhol tem como prioridade a reversão do êxodo da população rural para as cidades costeiras, de forma a evitar que aconteça com outras aldeias o que aconteceu com Acorrada. De há tanto desaparecida, pouco ou nada se encontra nas pesquisas online, para além da informação que está à venda.

“Precisamos estar cientes do inverno demográfico que ameaça grande parte do nosso território”, disse o primeiro-ministro espanhol na passada terça-feira, avançando que metade dos municípios de Espanha têm menos de mil habitantes.

Em Espanha, este problema é levado a sério, existindo já agências de imóveis especializadas em vender aldeias abandonadas. Segundo a imprensa espanhola, existem cerca de 1.500 aldeias nesta situação, e cerca de 40 foram vendidas em 2018, de forma a serem reconstruídas e repovoadas.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação