Braga Destaque

Braga é segunda cidade do país com um abrigo para gatos

Aldeia dos Gatos © Movido a 4 Patas
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Braga já tem a Casa dos Gatos, um projeto criado pela Associação “Movido a 4 Patas”, que ofereceu a primeira Casa à Abandoned Pets, em Braga. O primeiro exemplar foi acolhido pela Junta de Freguesia de São Victor, que tem no seu jardim uma colónia de gatos.

A Aldeia dos Gatos foi um projeto proposto pelo movimento político Braga para Todos, conhecido por trabalhar a causa animal, ao atual vereador do Ambiente, Altino Bessa. Com o apoio de Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, este projeto ganhou vida em Braga.

“Conhecemos o projeto desde que ele foi implementado, porque a Associação Movido a 4 patas é nossa parceira e adoramos o projeto, tanto pelo amor que passa pelos animais, como pela eficiência do mesmo”, explica Eduarda Palmeira, presidente da Abandoned Pets, acrescentando que “quando o Braga para Todos lançou publicamente o pedido, achámos que faria sentido, porque há muitas colónias em Braga”.

Um dos maiores desafios que surgiu com o desenvolvimento deste projeto foi o local onde seria implementado, porque as colónias estão “sujeitas a vandalismo, envenenamento dos animais e até a local de abandono”.

Ao ter conhecimento da existência de uma colónia na Junta de Freguesia de São Victor, a Associação responsável pelo programa CED – Captura – Esterilização – Devolução optou por este local para implementar o primeiro projeto na cidade.

“Quando fomos à junta e vimos vários gatos, pensamos que seria o local certo para colocar um abrigo que a Movido a 4 patas nos tinha oferecido e estava parado, por não termos ainda um local que nos parecesse o certo para começar o projeto. Por isso pedimos ao presidente Ricardo Silva se permitia que o abrigo ficasse no jardim, parte traseira da junta, enquanto tivesse uma colónia. Como a resposta foi sim, vamos agora esterilizar e garantir a alimentação deles dentro do próprio abrigo, e esperamos que em dois meses eles já sintam que ali é a sua casa”.

O projeto tem, ainda, outras polivalências que a Abandoned Pets quer explorar. “A nossa ideia é mostrar que isto funciona, porque conhecemos bem o projeto e efetivamente os gatos ficam mais próximos dos humanos, portanto vamos marcar em breve um evento e também gostávamos que este bom exemplo fosse replicado por outras juntas com colónias”.

O Movimento “Movido a 4 Patas” é uma plataforma que luta pela melhoria da qualidade de vida dos animais de companhia em Portugal. Esta associação implementou os primeiros modelos em Sintra, sendo Braga a segunda cidade a receber o projeto.

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista