Braga

Jovem de Braga eleito representante da Juventude Socialista a nível europeu

Bruno Gonçalves (JS Braga)
Fernando André Silva

Bruno Gonçalves, líder da Juventude Socialista (JS) concelhia de Braga, foi eleito para o “Bureau” da Young European Socialists (YES), durante ao 14.º congresso daquela organização política europeia, que decorreu em Helsínquia, na Finlândia.

O jovem bracarense, que é também secretário nacional da JS para as Relações Internacionais, marcou presença com uma delegação liderada por Maria Begonha, secretária-geral da JS.

Este órgão que integra agora o jovem de Braga é composto por um representante de cada organização-membro, onde se incluí a JS portuguesa, e é responsável pela política e tomada de decisões da YES durante o mandato.

Na reunião magna dos jovens socialistas europeus, a JS apresentou a Moção “Proportional limitation of wages – A matter of equality”, propondo que a YES produza um estudo aprofundado sobre as desigualdades salariais na Europa, reforçou a JS em comunicado.

Este estudo deverá ter em conta variáveis como as qualificações, origem geográfica, sexo, grupo etário entre outros, defendendo um mecanismo de limitação proporcional de salários em cada organização empresarial, pública ou privada, equacionando em conformidade o envio de uma proposta à Comissão Europeia sobre esta matéria.

Destaque ainda para a participação no Congresso de Frans Timmermans, candidato socialista a Presidente da Comissão Europeia, e de Maria João Rodrigues, eurodeputada socialista portuguesa e vice-presidente dos “Socialists&Democrats” no Parlamento Europeu.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista