Braga Destaque

Robôs ajudam a distribuir refeições no Hospital de Braga

© INESC TEC
Redação
Escrito por Redação

Chamam-se Edgar os dois robôs que estão a ser testados no Hospital de Braga para distribuir refeições a doentes internados.

Este projeto é financiado pela empresa de catering que serve para o hospital e foram desenvolvidos pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Os robôs incluem um sistema de navegação que possibilita o desvio de obstáculos, o controlo de elevadores e dispõe de um sistema de carregamento via wireless.

Trata-se de uma aposta na inovação nos processos de logística de distribuição de refeições em ambiente hospitalar, que a empresa de catering GERTAL financiou. São protótipos flexíveis e fáceis de adaptar aos materiais e equipamentos já existentes em ambiente hospitalar e não exigem infraestrutura específica para funcionar.

Germano Veiga, investigador sénior do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes do INESC TEC, explicou que estes robôs se distinguem das soluções já existentes, “nomeadamente pelo sistema de tração que têm que permite que se agarrem aos carrinhos já existentes através de uma adaptação mecânica mínima, pelo sistema de localização que têm e que faz com que saibam a cada instante onde se encontram, pela autonomia das baterias que apresentam ou, até mesmo, pela ligação contínua à rede wireless que faz com que o seu funcionamento seja constantemente monitorizado”.

Os equipamentos estão ligados à rede do hospital, podendo ser monitorizados em tempo real.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação