Braga Destaque

Sport TV responde às acusações do SC Braga

Braga 1 - 1 Porto © Joaquim Lima / Semanário V
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

No seguimento da carta aberta divulgada pelo SC Braga no site oficial, onde acusa a Sport TV de influenciar o VAR e iludir os telespectadores, a estação televisiva respondeu, em comunicado.

“Nenhum gráfico pode influenciar decisões de arbitragem”, pode ler-se na resposta do conselho de administração da Sport TV.

No comunicado, a Sport TV esclarece que nenhum elemento gráfico da transmissão pode “influenciar as decisões de uma equipa de arbitragem”. A Sport TV assegura que a totalidade das imagens disponíveis são entregues à Cidade do Futebol, incluindo as que não são usadas na emissão dos jogos.

O conselho de administração afirma que “entrega na Cidade do Futebol, sem quaisquer condicionantes, os sinais vídeo e áudio da totalidade das câmaras usadas nas filmagens dos jogos da Liga NOS para serem usadas pelo VAR”.

Recorde-se que o SC Braga acusa a Sport TV de usar um ângulo que dá a ideia de que Ricardo Horta está em posição irregular no golo que foi invalidado aos minhotos, na passada terça-feira, no jogo contra o FC Porto para a Taça de Portugal.

O clube bracarense afirma que a estação televisiva iludiu os telespectadores e o videoárbitro com o gráfico apresentado nas imagens da jogada que terminou com um autogolo de Filipe.

“Esses sinais são enviados, isoladamente dos estádios para a Cidade do Futebol, em direto, sem qualquer grafismo, tratamento editorial ou qualquer outra intervenção por parte das equipas da SPORT TV. Não faz pois nunca sentido considerar que um qualquer elemento gráfico usado na transmissão da SPORT TV possa influenciar as decisões de uma equipa de arbitragem pelo facto destes elementos não estarem presentes nas imagens entregues à Cidade do Futebol para efeitos do VAR”, escreveu o conselho de administração em comunicado.

A Sport TV assegura que “utiliza nas suas transmissões as ferramentas gráficas mais desenvolvidas que existem, com o único objetivo de permitir aos seus subscritores o melhor entendimento do jogo”.

“Ainda que as dinâmicas de realização de uma transmissão em direto possam limitar o uso destas ferramentas, considera a SPORT TV que na larga maioria dos casos estas ajudam a clarificar situações de jogo”, acrescenta a estação televisiva no comunicado.

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista