Destaque Região

Cria de gado bovino nasce debaixo de nevão na Serra Amarela do PN Peneda-Gerês

Fernando André Silva

No alto dos mais de 1.300 metros de altitude da Serra Amarela, situada no Parque Nacional Peneda-Gerês, entre Ponte da Barca e Terras de Bouro, existem milagres da natureza que, por vezes, são inexplicáveis.

O Semanário V esteve em reportagem naquela serra, devido ao intenso nevão que se abateu sobre o topo, e testemunhou o momento em que uma vaca, de raça autóctone do Minho, levava a cria, com poucas horas de vida, a abrigar-se da intempérie.

Foto: FAS / Semanário V

A vaca terá sido surpreendida pelo nevão destes dias, em tempo final de parto, e acabou por ter a cria debaixo de condições extremas. Apesar da relutância em relação à nossa reportagem, acabaram por deixar-se fotografar num momento em que se abrigavam da neve debaixo de alguma vegetação.

Passado algum tempo, abrigados na vegetação, os animais seguiram o seu caminho, em busca de um local mais abrigado da neve.

A Serra Amarela viveu hoje um intenso nevão durante a tarde, provocando um manto branco acima dos 900 metros de altitude, que se adensava em direção ao topo.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista