Braga Destaque

Assunção Cristas volta a indicar um lisboeta como candidato por Braga às legislativas

Assunção Cristas em Braga © CDS-PP
Fernando André Silva

Foram ontem aprovados os nomes indicados pela líder do CDS-PP como cabeças de lista para as próximas eleições legislativas do próximo dia 6 de outubro. Telmo Correia, deputado de Lisboa, volta a ser indicado como deputado pelo círculo de Braga, para desagrado da estrutura local do CDS-PP. Também Viana do Castelo terá como cabeça de lista um candidato de Coimbra.

A aprovação decorreu ontem, com mais de 80% de votos, durante uma reunião do conselho nacional do partido, que decorreu em Lisboa. Foi aprovada com 100 votos a favor, 14 contra, seis nulos e um branco, segundo avança a agência Lusa citando fonte do partido. A própria Assunção Cristas foi indicada como número um pelo distrito de Lisboa, ao contrário das últimas legislativas onde foi concorrente por Leiria.

Os estatutos do partido prevêem a indicação de nomes de fora dos respetivos distritos, excluindo Açores e Madeira que indicam os seus próprios representantes, também por questão estatutária.

Francisco dos Santos, líder da Juventude Popular natural de Coimbra, é o número dois para o distrito do Porto. A número um é Cecília Meireles, essa sim, natural do distrito pelo qual concorre.

O CDS-PP aponta ainda dois antigos jornalistas a cargo de deputado. Raquel Abecassis é candidata por Leiria e Sebastião Bugalho integra a lista a concorrer por Lisboa.

Por Lisboa foram ainda apresentados os nomes de Ana Rita Bessa, João Gonçalves Pereira [líder da distrital], Pedro Morais Soares e Isabel Galriça Neto.

Na lista do Porto, depois de Cecília Meireles, estão Francisco Rodrigues dos Santos, Fernando Barbosa [líder da distrital] e Isabel Menéres Campos, jurista e professora universitária.

No total, há nove deputados como cabeças-de-lista: Assunção Cristas em Lisboa, Cecília Meireles no Porto, Nuno Magalhães, líder parlamentar, em Setúbal, João Almeida em Aveiro, Telmo Correia em Braga, João Rebelo em Faro, Patrícia Fonseca em Santarém, Filipe Anacoreta Correia em Viana do Castelo e Helder Amaral em Viseu. De saída está Teresa Caeiro, até agora eleita pelo círculo de Faro.

Atualmente o CDS-PP tem eleitos 18 deputados, após coligação com o PSD nas últimas legislativas de 2015.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista