Braga

Braga duplicou investimento municipal e reduziu dívida de médio e longo prazo

Cidade de Braga © Mariana Gomes / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

Em 2018, a Câmara de Braga duplicou o investimento municipal, tendo as contas mostrado um resultado líquido de 6,1 milhões de euros, um número melhor que o resultado líquido de 2017, de 3,6 milhões de euros.

No que diz respeito à dívida de médio e longo prazo, esta diminuiu 14,4 milhões de euros, para um valor de dívida total de 53 milhões de euros.

Os dados, descritos no Relatório de Gestão e Contas, mostram que 2018 ficou marcado por diversos projetos implementados na cidade, tal como a inauguração do Altice Forum Braga, o início da requalificação do Mercado Municipal, a atribuição do prémio de segundo melhor destino europeu no ano em que Braga obteve os seus melhores registos a nível turístico, a atribuição do título de melhor Cidade Europeia do Desporto de 2018, a renovação do Parque Desportivo da Rodovia e as medidas tomadas no sentido de tornar Braga uma cidade com mobilidade mais sustentável, entre muitas outras.

Em comunicado, o Município refere que “ao nível do investimento autárquico foi um ano extremamente exigente, com a concretização de diversos projetos estruturantes em diversas áreas de atuação municipal. Em cada uma dessas áreas, o Município soube dar resposta ao crescimento do volume de responsabilidades com um nível de qualidade que vai ao encontro dos anseios dos bracarenses e que só foi possível através de uma gestão mais inteligente e exigente com maior proximidade com o cidadão, colocando a tónica na valorização dos colaboradores”.

No entanto, 2018 registou, também, um aumento da dívida de curto prazo do município. De acordo com a Câmara de Braga, este aumento resulta, entre outros, da decisão judicial que condenou o município, no âmbito da construção do estádio municipal, ao pagamento de cerca de 4,2 milhões de euros.

Em termos de endividamento do universo municipal, em 2018 registou-se um aumento de 7 milhões de euros da dívida total do município, por comparação com o período homólogo, passando agora a totalizar 53 milhões de euros. Ainda assim, considerando o quadriénio de 2015-2018, a dívida total foi reduzida em 5,2 milhões de euros.

Em 2018 foram investidos 18,3 milhões de euros, um valor superior em 9,4 milhões de euros face ao ano anterior, no que diz respeito ao Plano Plurianual de Investimentos, representando uma taxa de execução de 63%.

Estes valores resultam da concretização de diversos investimentos para o desenvolvimento do concelho, tais como a requalificação do Parque de Exposição de Braga (Altice Forum Braga), a construção dos diversos Centros Escolares e respetivo apetrechamento em termos de mobiliário e equipamento tecnológico, a reabilitação do Parque Desportivo da Rodovia e arruamentos urbanos diversos.

Relativamente a 2017, verifica-se um aumento de 19,7 milhões de euros de ativo líquido em 2018 (576 milhões de euros).

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação