Braga

Braga. Turismo é setor estratégico para o desenvolvimento da cidade

Cidade de Braga © Mariana Gomes / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

No Fórum de Turismo, que se realizou na passada sexta-feira, no Forum Braga, foram debatidas as novas tendências do Turismo.

Durante a sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, lembrou que a cidade tem sofrido uma profunda transformação no que diz respeito à realidade económica do concelho.

O autarca lembrou os recursos existentes no concelho, a oferta diferenciada e a capacidade de proporcionar novas experiências aos visitantes, fatores que vão ao encontro de uma nova realidade o setor do turismo atravessa.

Promovido pela autarquia bracarense e pela Associação Comercial de Braga, este segundo Fórum evidenciou as novas dinâmicas no setor e a adaptação dos bracarenses ao aumento do turismo na cidade.

Ricardo Rio lembrou que “Braga tem demonstrado um espírito acolhedor e os bracarenses têm-se integrado nesta realidade cada vez mais multicultural e cosmopolita, fruto dos muitos turistas oriundos de vários mercados internacionais e que escolhem a cidade para visitar”.

Para o futuro, o edil reforça que é necessário continuar a garantir o equilíbrio entre a nova realidade turística e as dinâmicas próprias da cidade, reforçar ainda mais a promoção e visibilidade internacional de Braga, apostar na qualificação da oferta e abrir espaço para que apareçam novos projetos de empreendedorismo para que a oferta seja cada vez mais diversificada.

Esta nova dinâmica da cidade exige recursos. Ricardo Rio lembrou que “não é por acaso” que, a partir de julho, o Município vai aplicar uma taxa turística no concelho. “Consideramos que tem que existir condições para sustentar todas estas políticas e iniciativas”, referiu, explicando que o Município “investe para que os agentes privados possam obter retorno desta procura e desta afluência turística. Por isso, é uma lógica de partilha que nos parece equilibrada e, ao contrário de outos locais onde a taxa turística serve para afastar turistas, em Braga será aplicada para potenciar o crescimento do Turismo”.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação