Vila Verde

Diário do Caminho: dia 5 – A chegada a Santiago

Redação
Escrito por Redação

Chegamos ao dia mais esperado: a chegada a Santiago. O dia começou, novamente, com o pensamento do dia. Desafiada pelos professores, uma peregrina russa que nos acompanhou durante este percurso, leu-nos o pensamento em português, língua que ela desconhece. E, juntamente com isso, um professor sugeriu-nos, desta vez, pensar nas mudanças que este caminho nos suscitou.

De manhã, o bom tempo proporcionou boa disposição por parte de todos. Porém, o mau tempo retorna na hora de almoço e tivemos de procurar um abrigo onde pudéssemos almoçar. Assim, começou a chover cada vez mais e choveu a tarde inteira.

Combinamos encontrar-nos em Alameda da Ferradura, um parque natural à entrada de Santiago, para que seguíssemos todos juntos para a catedral.

Formamos o grupo de entrada, com a bandeira de Portugal e, também, a bandeira do nosso concelho, Vila Verde e, ainda, a da nossa escola, ESVV. De seguida, subimos as ruas em direção à catedral, onde éramos filmados por pessoas que nos observavam e cantamos o nosso hino, para nos sentirmos mais acolhidos.

Quando chegamos, houve uma grande mistura de emoções. Algumas pessoas choravam de felicidade por terem concretizado algo que não sabiam se seriam capazes, outras pessoas riam e, no meio disto, trocamos abraços com os nossos amigos que mais nos ajudaram no caminho.

Na catedral, fomos abraçar o manto de prata da estátua de Santiago e estivemos lá um pouco.

Depois, seguimos para a última dormida.

Com isto tudo, percebemos que queríamos continuar a estar juntos. Criámos e fortalecemos relações.

Em suma, acaba aqui a aventura da nossa vida, que jamais esqueceremos, por tudo e por todos os que a fizeram acontecer.

Estamos eternamente gratos!

Filipa Pereira 12D

Diário do Caminho é da autoria da estudante Filipa Pereira e retrata o percurso do Caminho de Santiago feito pelos alunos da ESVV, que iniciou nesta quarta-feira, dia 3 de abril

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação