Braga

Braga ultrapassa Cascais e já é a terceira melhor cidade para viver, diz a Bloom Consulting

Cidade de Braga © Mariana Gomes / Semanário V
Fernando André Silva

O município de Braga assegurou o terceiro lugar no ranking “Viver” da Bloom Consulting, ultrapassando Cascais, que ocupava o último lugar do pódio no ano transato. Lisboa e Porto mantêm os dois primeiros lugares.

Segundo aquela consultora que avalia a notoriedade dos municípios em Portugal com base em estudantes, trabalhadores e população em geral, Braga é quem mais surpreende, após medição quantitativa de estatísticas oficiais, alcance nas redes sociais, visitas no website e pesquisas online.

Esta é já a sexta edição do Ranking Nacional de Talento (Viver) do Portugal City Brand©, organizado pela Bloom Consulting, que avalia ainda a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses nas categorias Negócios (Investimento) e Turismo (Visitar).

“Com Lisboa e Porto a garantir o topo da classificação, como já é usual, a notoriedade recai sobre o município de Braga, que substitui Cascais no 3º lugar, relegando-o para a maior descida (-3) do Top 10”, escreve aquela consultora em comunicado.

A escalar posições pelo 3º ano consecutivo, temos Aveiro (+4) e Portimão (+1), evidenciando um apreciável protagonismo no âmbito de pesquisa online.

Contudo, o crescimento mais enérgico pertence ao concelho insular do Funchal, que entra, pela primeira vez, no Top 15 desta categoria.

Também o concelho de Viana do Castelo melhorou a sua prestação em todas as variáveis analisadas, resultando num incremento de 9 posições na tabela, a única entrada no Top 25.

No total, o ranking nacional desta dimensão contou com 1 entrada e 1 saída, viu 7 municípios descerem na tabela e 11 a subir, e registou 7 manutenções de lugares.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista