Vila Verde

Estudantes do AE Prado autorregulam objetivos e desafios escolares

Redação
Escrito por Redação

O Agrupamento de Escolas de Prado, motivado pelos desafios impostos pela heterogeneidade dos seus alunos e pela necessidade de promover formas diferenciadas de intervenção com práticas educativas diversificadas e focalizadas numa atenção personalizada, sustentada numa visão positiva das capacidades individuais de cada aluno, deu início à implementação do “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado”.

Este projeto decorreu de uma parceria com o Município de Vila Verde e CIM do Cávado, consubstanciado num programa estruturado de Tutorias Autorregulatórias com os alunos das turmas de 5.º Ano. Esta iniciativa teve a sua efetivação através de uma parceria com o Programa MENTOR, da Universidade do Minho.

Nascem assim grupos tutoriais onde o aluno se tornou agente da sua aprendizagem, dotado de estratégias de autorregulação, com estabelecimento de objetivos e, por isso, mais motivado e envolvido nos seus desafios escolares.

Nesta equação estabeleceu-se uma relação recíproca de empatia entre aluno e professor-tutor na qual este assumiu o compromisso de criar com o tutorando uma relação de proximidade, valorizando as suas experiências, estimulando a superação de barreiras na descoberta das suas potencialidades, promovendo, enfim, o seu sucesso educativo.

A recetividade dos grupos implicados neste plano de ação foi bastante positiva, revelando-se proativos e assertivos nas reflexões sugeridas pelas diferentes atividades.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação