Destaque País

Navigator aumenta salários, reduz horas semanais e dá prémio de 23 milhões

© Deco proteste
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

A The Navigator Company anunciou, esta terça-feira, que vai propor a distribuição de um prémio de 23 milhões de euros pelos cerca de 3.200 trabalhadores, além de aumentar salários, o número de feriados e reduzir as horas de trabalho semanais.

Os acionistas, que se reuniram em assembleia-geral, aprovaram “aumentos generalizados nos ordenados e subsídios”.

Em comunicado, a empresa revela que a atualização salarial “sofreu aumentos entre 1,5% e 2%, tendo sido igualmente atualizados o subsídio mensal de alimentação (7,85 euros), o subsídio de infantário até aos 12 meses (70 euros) e o subsídio mensal de apoio especial aos filhos dos trabalhadores portadores de deficiência (100 euros)”.

A Navigator aumentou, ainda, o subsídio de liros para filhos dos colaboradores, “cujos valores se situam agora entre os 95 euros e os 340 euros, incrementando também para 500 euros o valor da Bolsa de Estudo anual atribuída aos filhos que melhor desempenho escolar obtenham”.

A estas “regalias junta-se, ainda, o aumento no número de feriados de laboração contínua (pagamento de 11 feriados à taxa horária de 240%, independente da realização ou não de trabalho), a redução do número de horas de trabalho, de 40 para 39 horas semanais, entre outros benefícios concedidos aos colaboradores”.

Nos últimos 4 anos, a empresa investiu 470 milhões de euros em Portugal e contratou 620 novos colaboradores. Segundo a Navigator, a empresa é a terceira maior exportadora portuguesa, representando cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) e 2,4 das exportações nacionais de bens.

“Em 2018, a Navigator comprou a fornecedores nacionais 1,2 mil milhões de euros, tendo suportado em Portugal um total de 102 milhões de euros em impostos”.

Os lucros da empresa subiram, no ano passado, para 225 milhões de euros, o que corresponde a 8%, bem como o volume de negócios, que aumentou para 1.692 milhões de euros.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista