Braga Destaque

Transportes Urbanos de Braga mantêm preços e crescem em faturação e passageiros em 2018

TUB © CM Braga
Agência Lusa
Escrito por Agência Lusa

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) mantiveram os tarifários em 2018 e cresceram em faturação e em número de passageiros, tendo fechado o ano com um resultado líquido positivo de 37,2 mil euros, foi hoje divulgado.

Segundo o administrador Teotónio Andrade dos Santos, foi o “quinto ano consecutivo” da empresa com resultados líquidos positivos.

Em conferência de imprensa, Teotónio Santos divulgou os números dos TUB relativos a 2018, ano em que se manteve o congelamento de preços que já se regista desde 2013.

“Em 2018, até foram alargados alguns benefícios aos estudantes do ensino secundário”, referiu.

O número de passageiros ultrapassou os 11,9 milhões, o que significa um crescimento de 2,3% em relação a 2017.

A venda de títulos atingiu os 6,2 milhões de euros (mais 2,3% face ao ano anterior).

A receita total dos TUB, incluindo os alugueres, foi de 6,8 milhões de euros, mais 4% em comparação com o ano anterior.

Teotónio Santos vincou ainda que 2018 foi o ano do início da renovação da frota, com a aquisição de seis autocarros elétricos, orçados em três milhões de euros.

Uma renovação que vai continuar até 2020, com a aquisição de mais sete autocarros elétricos e 25 a gás, num investimento de 10 milhões de euros.

O presidente do Conselho de Administração dos TUB, Firmino Marques, sublinhou a ajuda que a empresa tem dado nos últimos anos à economia familiar, com o congelamento dos preços.

“Com isto, estamos também a convidar os bracarenses a utilizarem ainda mais os transportes públicos”, referiu, apontando como meta imediata os 12 milhões de passageiros por ano.

Para Firmino Marques, os TUB apostam numa política de “cinco mais”: mais resultados positivos líquidos, mais passageiros, mais volume de negócios, mais qualidade da frota e mais confiança dos utentes.

Destacou o grau de fiabilidade da empresa, que em 2018 realizou mais de 99% das viagens planeadas.

Os TUB têm 344 trabalhadores e contam com 147 viaturas, que em 2018 percorreram 6,1 milhões de quilómetros em quase 600 mil viagens.

 

Comentários

Acerca do autor

Agência Lusa

Agência Lusa