Braga

Braga. Movimento político pede ao Município nova verba para esterilizar gatos de rua

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O movimento político Braga para Todos quer nova verba para o programa CED – Captura – Esterilização – Devolução, que se destina a gatos de colónias.

Em comunicado, o movimento político afirma que para esta problemática na cidade ficar controlada será preciso investimento durante vários anos. Além do reforço no CED, o movimento pede especial atenção à colónia da rua dos Galos, que conta com mais de 50 gatos, e nas zonas de Ferreiros e Maximinos que têm colónias descontroladas.

Depois de falar com 15 cuidadores de colónias, o Braga para Todos afirma que o término da verba dos cheques veterinários, em outubro, está a prejudicar uma situação que poderia ser positiva para a cidade.

“Braga conseguiu por momentos ser quase um exemplo nas políticas públicas de proteção de animais a nível nacional. No entanto, esta quebra em se reforçar o investimento no CED tem consequências no terreno”, avança Elda Fernandes.

As colónias estão novamente a ser controladas com verbas de ativistas, uma vez que a verba do Município terminou. O movimento afirma que “é urgente” o Município renovar o protocolo.

O programa CED – Captura – Esterilização – Devolução, foi uma das bandeiras do movimento político independente, que na altura das eleições autárquicas reuniu com Ricardo Rio e obteve a resposta positiva.

Elda Fernandes, a porta voz do movimento, afirma que “Braga é das melhores cidades a nível de políticas animais, mas há ainda muito a melhorar, por isso fica ao critério de quem defende uma sociedade não especista agir no terreno e contra os partidos que falam muito, mas política que é a ação muito pouco”.

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista