Vila Verde

Mãe de Lara Machado destaca apoio da Câmara de Vila Verde

Fernando André Silva

“A Câmara de Vila Verde deu-nos todo o apoio possível”. A frase é de Mónica Machado, mãe de Lara Machado, na sequência de críticas levantadas para com o município por este não ter dado qualquer apoio para a deslocação da jovem bailarina até Nova Iorque, para participar na final do Youth American Grand Pix.

Ao Semanário V, Mónica deixa um agradecimento à autarquia, realçando que foi decisão dos progenitores não pedir qualquer apoio à Câmara de Vila Verde, por já terem recorrido em outras alturas ao município. “Tenho lido comentários obscenos a criticar a Câmara mas eu não lhes disse nada nem pedi qualquer apoio”, destaca.

Diz ainda que a decisão de Lara não participar nesta final foi tomada na sequência de várias desistências de outras colegas, algo que faz aumentar os encargos para as que vão, como seria o caso da bailarina de Carreiras São Miguel.

“Ao vermos que os preços estavam a ficar incomportáveis decidimos que a Lara não ia”, acrescenta ainda Mónica Machado.

Recorde-se que a bailarina Lara Machado, de Carreiras São Miguel, Vila Verde, falha a final do Youth American Grand Prix (YAGP), uma das mais prestigiadas competições internacionais para jovens talentos do ballet, por falta de apoios financeiros que permitissem participar na competição, que inicia esta sexta-feira e decorre até dia 19 de abril em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

Lara, de 14 anos, obteve brilhantes resultados nas meias-finais deste concurso, realizadas em Barcelona, em novembro de 2018, conquistando 6 medalhas de ouro.

No entanto, os elevados custos da viagem, estadia e taxas de inscrição por cada dança apresentada na competição tornaram-se insuportáveis para a família da bailarina, de origens humildes. Nos últimos três anos, Lara esteve em competições nos Estados Unidos, Roménia, Paris, Alemanha e Barcelona, entre outros.

A mãe de Lara ainda bateu à porta de alguns empresários em Vila Verde, mas as respostas não foram favoráveis.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista