Braga

Grupo de bracarenses desenvolveu um projeto para resolver o problema da mobilidade em Braga

Redação
Escrito por Redação

Foi desenvolvido um projeto de mobilidade para a cidade de Braga, com o objetivo de encontrar soluções para percursos pedonais e cicláveis. Chama-se bragamove o projeto que pretende fazer os cidadãos de Braga (re)pensarem a sua mobilidade com foco em atitudes mais responsáveis.

“O tema da mobilidade é constantemente debatido na cidade de Braga e é um problema que afeta a qualidade de vida das pessoas em várias dimensões”, é referido em comunicado. A principal missão é motivar escolhas mais conscientes no que diz respeito à mobilidade.

Este projeto foi desenvolvido com base no mapa “metrominuto”, executado no âmbito do plano de mobilidade do Ayuntamiento de Pontevedra, na Galiza.

Numa primeira fase, foi usada a zona pedonal e ciclável que já existe na zona de Braga, juntamente com as infraestruturas que servem a cidade, para analisar de que forma todos estes  componentes interligados podem contribuir para a mobilidade diária dos cidadãos.

Foram, então, desenvolvidos dois mapas, um pedinal e um ciclável. Cada mapa corresponde a um conjunto de informação relativa ao tempo e distância entre pontos estratégicos da cidade.

Ambos os mapas consideram como ponto central a Praça da República e  têm o mesmo objetivo: mostrar possibilidades de percursos facilmente realizáveis. Os dois mapas consideram pontos estratégicos como zonas de comércio, indústria, interfaces de transportes, locais agregadores ou centrais, zonas universitárias, zonas de lazer e de desporto.

No mapa pedonal foram definidos percursos com informação sobre a distância, o tempo de percurso e a experiência do percurso percorrido, consoante seja mais ou menos agradável. Foram também incluídos parques de estacionamento automóvel pagos e gratuitos, assinalados junto de uma ligação próxima para chegar ao destino pretendido.

Mapa pedonal

 

No mapa ciclável foram definidos percursos com a duração máxima de 30 minutos a partir do ponto central, com informação sobre a sua distância, duração e declive. Este mapa foi preparado com base na utilização de uma bicicleta sem assistência elétrica.

No site www.bragamove.pt, são disponibilizados os mapas e outras informações.

Mapa ciclável

 

 

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação