Braga Região

Grupo dos Açores percorre pela primeira vez o Caminho da Geira

Caminho da Geira e dos Arrieiros (Foto Henrique Malheiro)
Redação
Escrito por Redação

Um grupo de peregrinos dos Açores etá a percorrer o caminho Jacobeu da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela, numa distância de 240 quilómetros.

Esta é a primeira vez que o caminho Braga-Santiago está a ser percorrido pelo grupo que integra o Centro de Atletismo da Escola Preparatória de LAgoa (CALAG), segundo é referido em comunicado.

O grupo é constituído por oito elementos, três homens e cinco mulheres, com idades entre os 13 e 64 anos. Quem aconselhou o percurso foi Luís Guimarães, presidente do CALAG. A jornada começou no dia 12 de abril, data em que o grupo foi recebido na União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, e o objetivo é chegarem a Santiago de Compostela no domingo de Páscoa,21 de abril.

Rute Nunes, uma das peregrinas está a percorrer os caminhos de Santiago pela quinta vez e escolheu o caminho da Geira e dos Arrieiros pelo “facto de ser menos turístico e explorado que os anteriores, pela beleza natural e o cariz histórico”. A açoreana adianta que o caminho está a corresponder às expectativas.

Também Rui Machado, outro peregrino, explica que “as motivações de cada um são diferentes”. Uns são peregrinos, outros, como é seu próprio caso, estão a fazer o caminho “um pouco por turismo”.

A Câmara de Lagoa ofereceu aos peregrinos impermeáveis, t-shirts e cantis, apoio simbólico que, no entender de Nelson Santos, vereador com o pelouro do Desporto e Turismo, “é um reconhecimento por tudo o que o CALAG tem feito pelo concelho e pelo forte contributo que tem dado no desenvolvimento turístico com a divulgação e promoção dos trilhos lagoenses”.

Este itinerário, também conhecido por Caminho da Geira Minhoto Ribeiro, foi percorrido por pelo menos 300 pessoas desde maio de 2017, estimando-se que o número cresça até 500 no corrente ano.

 

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação