Barcelos

Cortejo académico do IPCA encheu as ruas de Barcelos

Redação
Escrito por Redação

O Cortejo Académico voltou a encher as ruas de Barcelos. Foram centenas os estudantes universitários do IPCA que este sábado, 13 de abril, desfilaram pelas ruas da cidade de Barcelos no tradicional cortejo com carros alegóricos decorados pelos estudantes dos cursos de licenciatura do IPCA.

Os estudantes honraram os seus cursos e cada vez que um camião chegava perto da tribuna, caloiros e finalistas, saudavam os presentes e apresentaram os seus cânticos, nunca escondendo a emoção que sentiam por chegar ao fim de mais esta fase do seu percurso académico. Uns choraram porque o primeiro ano estava feito outros recordaram o curso que carregam ao peito.

“Já não ser caloiro, acaba por ser uma mistura de sentimentos. Sinto orgulho pessoal e coletivo, foi graças à união que se vive no IPCA, que tornaram tudo isto possível e que me fizeram crescer enquanto pessoa”, conta Raquel Ferreira, aluna do primeiro ano do curso de Gestão de Empresas.

O programa das atividades académicas começou no dia 7 de abril com a Missa de Finalistas e a Monumental Serenata, que se realizaram na Igreja Matriz de Barcelos. A semana académica prolonga-se até 23 de maio com a Bênção do Traje, na Praceta Sá Carneiro, Largo do Tribunal.

À semelhança do ano passado, a zona da Ribeirinha, recebeu as noites de festa com um programa de concertos, entre os quais Piruka e Quim Barreiros. A AAIPCA continua a zelar pela sustentabilidade e pela adoção de boas práticas ambientais sendo que todos os copos servidos eram reutilizáveis.

Noé Fraga, Dux-Veteranorum, que preside do conselho de veteranos do IPCA, revelou os vencedores da Liga Académica de Cursos deste ano letivo. A Liga Académica de Cursos que engloba atividades como a Latada, que foi efetuada durante a semana de receção ao caloiro IPCAliza-te ’18, a participação nas atividades dos grupos académicos e institucionais, e, por fim, a participação no cortejo académico. O curso vencedor foi o que melhor representou a academia durante esta liga, que é um evento anual, e foi o curso de Finanças, seguido por Design Industrial e Engenharia de Sistemas Informáticos, em 2º e 3º lugares respetivamente.

A organização de mais uma edição da Queima do Galo esteve a cargo da Associação Académica do IPCA.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação