Braga Destaque

Chegam a Braga gelados, crepes e waffles com cobertura de larvas

Fernando André Silva

A loja de gelados MyIced, localizada em Braga, passa a contar com toppings de larvas, numa aposta daquela cadeia portuguesa de lojas de gelados.

A nova iguaria vem em forma de topping (cobertura) e pode ser utilizada não só nos gelados mas também em iogurtes, crepes ou waffles.

Em comunicado, aquela empresa cita dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura para indicar que o consumo humano de insetos comestíveis é recomendado.

Depois de ter lançado a cobertura de carvão vegetal nos gelados, como atesta a reportagem do Semanário V, desta vez a nova cobertura experimental será feita à base de larvas. Posteriormente, poderá apresentar coberturas de gafanhotos, cigarras, térmitas, escaravelhos, entre outros insetos.

João Gouveia, gestor nacional da MyIced, destaca que a marca pretende sobretudo proporcionar novas experiências gustativas aos seus fãs, seguindo uma linha estratégica coerente que procura desafiar o convencional e apostando em eixos como a alimentação saudável e ambientalmente sustentável.

“Depois do gelado preto à base de carvão vegetal ativado (MyIced Eclipse) e da folha de ouro de 24 k como topping do mesmo (MyIced Eclipse Deluxe), os insetos MyIced Top Bugs constituem uma proposta certamente disruptiva, mas que irão completar um menu onde há muito pontuam os gelados de iogurte vegan, halal e kosher, sem glúten, sem açúcar e sem lactose, bem como o bubble tea e as bubble waffles refere ainda o fundador da Myiced.

Refere a mesma fonte que os insetos comestíveis MyIced Top Bugs não têm antibióticos, corantes artificiais, aromatizantes, conservantes ou MSG; são ricos em nutrientes e proteínas, pobres em carboidratos e uma grande fonte de fibras, minerais e aminoácidos.

“Os insetos são desidratados através de um processo de liofilização: são congelados sob vácuo e o gelo formado é volatilizado”, indica o diretor.

A MyIced tem sede em Leiria e conta atualmente com lojas em Bragança, Braga, Ponte de Lima, Viseu, Leiria, Caldas da Rainha, Setúbal, Porto e Lisboa, estando já previstas a abertura de novas lojas em Santarém e em Penafiel.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista