Braga Destaque

Procissão dos “fogaréus” sai esta noite às ruas de Braga

Foto: Luís Ribeiro / Semanário V
Redação
Escrito por Redação

Sai esta quinta-feira à rua a procissão “Ecce Homo”, mais conhecida como “procissão dos fogaréus”, com partida da Igreja da Misericórdia, pelas 21h30.

Organizada “desde tempos antigos” pela Irmandade da Misericórdia, “evoca o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada”, pode ler-se na página da organização.

“Abre o cortejo o exótico grupo dos farricocos com grosseiras vestes de penitência, descalços e encapuçados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos, uns empunhando matracas e outros alçando fogaréus (taças com pinhas a arder). Daí chamar-se também ‘Procissão dos Fogaréus’. Integrados na procissão, os fogaréus evocam os guardas que, munidos de archotes, foram, de noite, prender Jesus”, explica ainda a mesma fonte.

Itinerário

Igreja da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Largo do Paço e recolhe à Igreja da Misericórdia.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação