Braga Desporto Destaque

Bailarino de Braga entre os 6 melhores do mundo em Nova Iorque

Fernando André Silva

João Pedro Freitas, jovem bailarino natural de Braga, terminou no Top6 (Escalão Júnior) o Youth American Grand Prix, competição internacional de dança e ballet que decorreu esta semana em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

João tinha sido apurado para a ronda final desta competição, entre 12 bailarinos, e conseguiu posição entre os seis primeiros lugares. Face aos excelentes resultados, conseguiu ainda bolsas no Balletshcule Theater Basel, no Orlando Ballet Company e na European School of Ballet.

A representar a escola bracarense Ent’Artes, o jovem bailarino tinha sido alvo de um gala solidária de forma a conseguir pagar parte dos encargos que acarreta esta deslocação aos ‘States’.

Em declarações através das redes sociais, aquela escola realça que o “sentimento é de dever cumprido e o orgulho de poder representar o nosso país, o Município de Braga e o Município de Chaves a este nível é imenso”.

“Esta participação, que lhes permitiu trabalhar com mestres de renome internacional na área da dança e contactar com centenas de alunos de todo o mundo, foi um importante marco de aprendizagem e formação”, adianta ainda aquela escola.

Já durante este ano de 2019, o jovem bailarino de 14 anos conquistou a medalha de ouro no European Ballet Grand Prix na categoria de solista contemporâneo. Arrecadou ainda medalha de prata em solo clássico nesse evento que decorreu em fevereiro, na Áustria.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista