Destaque Vila Verde

Novo Motoclube de Pico de Regalados já prepara prova de Motocross a 25 de abril

Fernando André Silva

Criado a 12 de abril de 2019, o novo Motoclube de Pico de Regalados passa a assumir a organização do evento que atrai centenas de aficionados do cross àquela vila do concelho de Vila Verde.

Com a prova marcada para o próximo dia 25 de abril, este ano a pista ganhou novos “ganchos” e “saltos” de forma a responder às exigências dos pilotos de promoção, cada vez mais “calejados” a conduzir nesta pista.

Estivemos na pista situada no alto da freguesia a acompanhar o processo de preparação do evento. Cerca de 15 voluntários, entre os quais o presidente da UF de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, César Cerqueira, transportam camiões com saibro para recuperar partes não modificadas da pista, montam estacas, criam zonas de segurança e, com ajuda de uma retroescavadora e ferramentas manuais, criam novos “ganchos” e “saltos” na pista.

César Cerqueira explicou ao Semanário V que estas alterações servem para conferir “inovação” à prova que regressou em 2014 depois de 25 anos de ausência. “Os novos ganchos com saltos chegam em termos de alteração de pista”, vinca, explicando que existiu a possibilidade de inverter o sentido mas esta alteração foi suficiente para acabar com uma possível monotonia para pilotos e espetadores.

Mas a mudança foi, sobretudo, a pensar nos pilotos. “Há a particularidade desta modalidade de motocross, a forma como está a ser organizado pelo Troféu Norte e Federação, atrair mais pilotos de maior craveira”, explica César Cerqueira, indicando que este ano conta com a participação de um dos melhores pilotos da Europa, vindo de Espanha.  “Temos também o João Vale que é campeão espanhol e suíço de quadcross”, conta.

Esta será a terceira prova do calendário regional do Troféu Norte, onde são esperados cerca de 110 pilotos. É a primeira vez que é organizada pelo Motoclube de Pico de Regalados. “Há um novo dado, foi criado e constituído o Motoclube de Pico de Regalados, que tem como missão dar continuidade à organização da prova de Motocross, que este ano já é a entidade organizadora, com apoio da Junta. O Motoclube é composto por elementos que já organizaram a prova nos anos anteriores. Para além do motocross, o Motoclube poderá organizar concentrações de motas e outro tipo de eventos motorizados”, explica o autarca que colabora com a organização.

Perto de 70 voluntários colaboram no dia do evento

Embora apenas 15 pessoas estejam a proceder aos arranjos da pista durante estes últimos dias, César Cerqueira antevê que mais voluntários se vão juntando enquanto se aproxima a data da prova. “Hoje estamos aqui cerca de 15 mas à medida que o evento aproxima a tendência é a aumentar. No dia, a organização conta com cerca de 70 elementos, da freguesia e arredores”, conta.

A entrada para o evento será de 2,5 euros e a organização estima entregar prémios no valor de cerca de 2.000 euros.

Fotos: Luís Ribeiro / Semanário V

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista