Região

Estudantes de Barcelos premiados em Roma por projeto de airbag para motos

Três alunos do 12.° ano do colégio La Salle, em Barcelos, desenvolveram um projeto que auxilia os condutores de motociclos no caso de uma queda, incorporando um sistema similar ao airbag no fato de piloto.

José Nuno Campos, Hugo Martins e Pedro Pereira, acompanhados pelo seu professor da disciplina de Física, José Roque, embarcaram numa aventura com destino à capital italiana após arrecadarem o primeiro lugar no concurso internacional lasallista LSDreams, na categoria dos projetos relacionados com a engenharia.

Esta viagem de quatro dias a Roma, onde realizarão atividades culturais e se procederá à entrega de diplomas, é também o prémio atribuído pelo projeto desenvolvido.

Os alunos desenvolveram um projeto inovador, de nome Body Bubble, que visa o aumento da segurança daqueles que, diariamente ou não, circulam de mota na estrada.

Este projeto consiste num fato de corpo completo que incha na ocorrência de um impacto, semelhante a um airbag, imobilizando o corpo do condutor e deste modo protegendo-o o mais possível e possivelmente, prevenindo a ocorrência de lesões e até a morte de algum motociclista.

Ainda, no mesmo concurso, a organização decidiu atribuir um Accessit (distinção, especialmente escolar, concedida a quem mais se aproxime do nível exigido para obter-se um prêmio) à equipa Highway to Health, composta pelas alunas Ana Araújo, Sara Antunes e Diana Fonseca, que participaram na área da saúde com um projeto colaborativo.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo