Braga Destaque País

“Paradise Café” terá sido criado em Braga?

A dúvida foi levantada de relance por André Luna Leão, mas não deixou de produzir um burburinho na plateia que assistia à tertúlia “ZX Spectrum” que teve lugar no Museu da Pedra, Cantanhede, à margem da inauguração da exposição Load “” no passado sábado (27).

A Load “” é de iniciativa de João Diogo Ramos, um apaixonado pelo ZX Spectrum e proprietário de “uma das maiores coleções do mundo” destes computadores do século passado.

André Luna Leão – fundador do blog Planeta Sinclair © Paulo Moreira Mesquita / Semanário V

André Luna Leão, fundador do portal de referência nacional na área do ZX Spectrum e um dos oradores na tertúlia, deixou uma revelação: “diz-se que quem criou o Paradise Café foi um programador de Braga”. A plateia, maioritariamente pessoas que cresceram na sua infância acompanhadas igualmente pelo crescimento dos computadores pessoais, não disfarçou a nostalgia sentida ao falar no tão mítico (e proibido… pelo menos sobre o olhar atento dos nossos pais) jogo da década de 80. Deu saudade? Pode matá-la aqui.

Convidado de luxo

Para quem estudou na década de 80 e 90 certamente ouviu falar no Projeto Minerva – um projeto do Ministério da Educação português, gerido pelo Gabinete de Estudos e Planeamento e Departamento de Programação e Gestão Financeira, que vigorou entre 1985 e 1994. Consistia na introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação, vulgarmente conhecidas por TIC, nas escolas do ensino básico e secundário. O nome deste projeto provém do acrónimo para Meios Informáticos no Ensino Racionalização Valorização Actualização.

António Dias Figueiredo – professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, co-fundador do Instituto Pedro Nunes e proponente do Projeto MINERVA – informática nas escolas nos anos 80 © Paulo Moreira Mesquita / Semanário V

O professor António Dias Figueiredo foi o seu mentor e principal proponente, tendo coordenado nacionalmente o mesmo projeto durante a sua fase piloto. E esteve presente na Load “” onde partilhou uma história caricata: “outro dia estava a arrumar coisas, e quando se chega à minha idade quando se começa a arrumar coisas vai muita coisa para o lixo… e então encontrei esta revista que era o Observador da OCDE, que já tinha posto para o lixo, mas a capa era engraçada e resolvi folhear. Encontrei um artigo com um elogio espantoso ao Projeto Minerva. O projeto era tão invulgar que a OCDE chegou a organizar uma conferência sobre o tema: o modelo estratégico era muito original e havia uma ligação muito forte entre as universidades e as escolas e em mais parte nenhuma do mundo se conseguiu fazer isso.”

Exposição Load “”

A exposição conta com cerca de 100 computadores Spectrum adquiridos em países como Portugal, Inglaterra, Estados Unidos da América, Espanha, Polónia, Egipto, França Argentina e Brasil e periféricos variados como modems, joysticks, ratos, disquetes, monitores, etc.

Patente na Load “” está um curioso triciclo Sinclair C5 que João Ramos adquiriu há 3 anos na Holanda.

Triciclo Sinclair C5 ©DR

Segundo João Ramos, a exposição estará patente no Museu da Pedra durante, “pelo menos alguns meses” sem data de término anunciada.

Comentários

Acerca do autor

Paulo Moreira Mesquita

Paulo Moreira Mesquita

Diretor Semanário V