Braga Destaque

Braga. PSP investiga nova descarga poluente no rio Este junto à Rodovia

Foto: Bento Duarte / Semanário V

Uma descarga poluente voltou a afetar as águas do rio Este, na cidade de Braga, levando a que agentes da Polícia de Segurança Pública se deslocassem ao local para registar a ocorrência.

O alerta foi dado por volta das 15h30 para nova descarga poluente junto ao complexo da Rodovia, desta vez na sequência de derrame de um liquido escuro que, segundo testemunhas no local, aparenta pela textura tratar-se de óleo queimado.

Foto: Bento Duarte / Semanário V

A situação foi denunciada por um indivíduo que estava junto ao rio, tendo entrado em contacto com a Polícia Municipal e com a Câmara de Braga. Ao local deslocaram-se elementos da PSP e um funcionário da AGERE, empresa responsável pelos efluentes e pela limpeza das águas na cidade de Braga.

A PSP encontra-se a proceder à fase de investigação para tentar apurar eventuais responsáveis por nova descarga poluente no rio Este.

Foto: Bento Duarte / Semanário V

Entre 2014 e janeiro de 2019, os serviços ambientais SEPNA da Guarda Nacional Republicana registaram 81 denúncias sobre descargas poluentes no rio Este. em Braga, Famalicão e Barcelos.

Os mesmos dados apontam ainda, na sequência das denúncias, para nove contra-ordenações aplicadas e dois processos-crime instaurados por poluição ambiental. Segundo a autoridade, grande parte destas descargas tiveram origem em águas de pedreiras, explorações agro-pecuárias e outras atividades industriais.

Comentários

Acerca do autor

Paulo Moreira Mesquita

Paulo Moreira Mesquita

Diretor Semanário V