Destaque

Carro movido a água salgada já faz 350 mil quilómetros sem avarias

Partilhe esta notícia!

O modelo automóvel “Quantino 48 Volt”, da marca alemã “nanoFlowcell”, completou os 350 mil quilómetros sem qualquer tipo de avaria, anunciou a marca, esperando agora entrar em força na indústria automóvel como uma alternativa mais barata e eficiente às baterias de lítio ou pilhas de combustível a hidrogénio, atualmente utilizadas pelos carros elétricos.

Criado pelo italiano Nunzio La Vecchia, esta nova tecnologia utiliza uma forma económica para acumular energia – um derivado da água marinha que não é tóxico nem inflamável nem poluidor.

Segundo avança a imprensa internacional, este protótipo, que foi desenvolvido na Suiça, já fez 350 mil quilómetros sem registar qualquer tipo de problema, com os componentes a funcionarem durante mais de 10 mil horas, acima dos padrões da vida normal de um automóvel.

O sistema carateriza-se pela separação dos eletrólitos que são mantidos num composto derivado de água marinha separados em dois reservatórios. Ao passarem numa membrana em direção à bateria, e uma vez unidas as partículas dos dois depósitos, é gerada energia para mover o automóvel.

Este modela conta com quatro motores elétricos geradores de 108 cv, atinge a velocidade máxima de 200 quilómetros horários e tem uma aceleração dos 0 aos 100 Km/h em cinco segundos.

Comentários

topo