Braga

Braga. Cerca de 150 alunos participaram em atividades de prevenção rodoviária

Cerca de 150 alunos participaram, esta segunda-feira, em atividades de prevenção e educação rodoviária, no Dia Munidal do Trânsito e da Cortesia ao Volante. O Município de Braga assinalou este dia com um programa de atividades na Escola de Educação Rodoviária. A iniciativa integrou as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), juntando cerca de 150 alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho.

Ao longo da manhã, os alunos participaram em várias ações pedagógicas de prevenção rodoviária. “Com a reestruturação do plano de ação da Escola de Educação Rodoviária, o desígnio passa, fundamentalmente, por despertar nas crianças do gosto e sentido de responsabilidade pelas questões de segurança e educação rodoviária, tornando-as cidadãos mais conscientes e socialmente responsáveis”, sublinhou Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga.

A Escola de Educação Rodoviária de Braga é um equipamento que disponibiliza um ambiente lúdico e criativo favorável à formação integral das crianças para os desafios de prevenção, tal como a implementação de atividades pedagogicamente enriquecedoras e promotoras de comportamentos cívicos e preventivos enquanto utentes da via pública.

“As iniciativas que hoje foram apresentadas vêm comprovar que as Atividades de Enriquecimento Curricular estão a correr bem, uma vez que foram desenvolvidas em parceria com várias entidades que ao longo do ano colaboram nas escolas. Desde uma peça de teatro apresentada pelos alunos da Gulbenkian que foi organizada pela SYnergia e dinamizada pelo Tin.Bra, a ateliers de arte plástica desenvolvidos pelos alunos da escola de Dume, tudo foi feito com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de adoptar comportamentos que fomentem a segurança e educação rodoviária”, explicou Lídia Dias.

“Hoje foi um dia mais festivo que serviu não só para mostrar que a Escola de Educação Rodoviária está de boa saúde ao continuar a sua missão de passar um conjunto de conceitos importantes aos nossos alunos, mas também para evidenciar que é possível estabelecer novas parcerias com outras entidades, como foi o caso de hoje com os alunos que estão a desenvolver projetos nas AEC’s”, concluiu Lídia Dias.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo