Braga

S. Victor apresenta exposição fotográfica para conhecer a história da Fábrica Confiança

Mariano Piçarra fotografou a Fábrica Confiança a funcionar em 2000. A Junta de Freguesia de S. Victor abriu portas a uma exposição de fotografia dedicada à fábrica, que recupera parte da mostra “Memórias da Cidade” que esteve patente nas instalações da própria Fábrica, durante a 14ª edição dos Encontros da Imagem realizada no ano 2000.

Os Encontros da Imagem, conscientes do papel da fotografia como uma importante fonte de registo da memória e do respeito que uma cidade deve ter com essa memória, tomaram a seu cargo a tarefa de inventariar, de forma sistemática a cidade, acreditando que esse registo constituiria, de alguma forma, a alma coletiva e a possibilidade dos seus habitantes terem presente o seu património.

Enquadrado nesta perspetiva, os Encontros da Imagem desenvolveram durante anos, o programa “Memórias da Cidade“, que tinha por objetivo, através do convite feito a fotógrafos para fazerem o registo da cidade de Braga. Assim, no ano 2000, o convite foi endereçado a Mariano Piçarra para que fotografasse a Fábrica Confiança ainda em período de laboração. O trabalho, que se desenvolveu durante semanas, foi posteriormente mostrado, naquele mesmo espaço, constituindo uma das mais importantes exposições no âmbito da 14ª edição dos Encontros da Imagem e teve a visita de milhares de pessoas.

Mariano Piçarra, nasceu em Beja em 1960. Tem o curso de Artes Gráficas e a licenciatura em Design pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. É autor de inúmeras exposições individuais. Participou também em muitas exposições coletivas. Obteve diversos prémios e alguns dos seus trabalhos fazem parte de coleções privadas e públicas.

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo