Vila Verde

Erasmus+. Economia circular reúne jovens europeus na EPATV

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) acolhe desde o dia 6 de maio, segunda-feira, duas dezenas de estudantes oriundos da Eslovénia, Itália e Letónia para elaborar um projeto de empreendedorismo no setor da economia circular.

A jovens vindos de escolas profissionais de Maribor, Kuldiga e Mascalucia juntam-se alunos da EPATV sob coordenação do Prof. Pedro Lançós, para elaborarem o projeto até ao próximo sábado. Trata-se da primeira reunião deste projeto suportado pelo Programa Erasmus.

As delegações destas escolas foram recebidas ontem na câmara Municipal de Vila Verde e, ao princípio da tarde, realizou-se no auditório da EPATV a sessão de apresentação das Escolas. Nesta sessão, os alunos de cada escola, com apoio de vídeos mostraram o essencial da história, economia e cultura dos seus países, das suas cidades e das suas escolas.

A Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Este conceito tenta substituir a economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado que tem como elemento chave promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos.

A Economia Circular ultrapassa o foco estrito da gestão de resíduos e de reciclagem, visando o redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio até à otimização da utilização de recursos (“circulando” o mais eficientemente possível os produtos, componentes e materiais nos ciclos técnicos e/ou biológicos).  Ontem foram distribuídos, aleatoriamente, propostas de um lema para este projeto que deve ser apresentado pela escola italiana, da Catânia, na quinta-feira.

Amanhã, terça-feira, os estudantes rumam ao Porto para conhecer este Património da UNESCO e as caves do Vinho do Porto. Na quarta-feira é apresentado o projeto, o seu logótipo e lema. Na quinta-feira, os alunos visitam o parque Litoral Norte, antes do último dia em que será aprovado o projeto e são distribuídas tarefas às escolas aderentes.

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