Região

Gerês. Gado sobe este domingo à serra para passar o verão

Partilhe esta notícia!

O gado dos produtores das vilas de Rio Caldo e de Vilar da Veiga, no concelho de Terras de Bouro, sobe este domingo à serra, em mais uma edição da “vezeira”, uma das mais ancestrais práticas comunitárias de pastoreio do gado em Portugal.

A partir das 10 horas deste domingo, perto de uma centena de vacas de estirpe barrosão e cachena vão “desfilar” pelas ruas do centro da vila do Gerês, seguindo depois para as serras do Parque Nacional, onde devem ficar até setembro.

À vez, um pastor sobe à serra para “olhar” pelos animais, embora estes sejam suficientemente autónomos para aguentarem a “vezeira” com o pasto que a serra dá.

O pastor pernoita depois em um dos muitos abrigos espalhados pelas serras. O número de dias depende do número de gado que cada produtor possui na “vezeira”.

Para esta edição de 2019, está marcado um passeio pedestre no sábado onde serão visitados alguns dos “currais” da vezeira, a partir das 14h30. Os interessados podem reunir-se junto ao CAT Gerês. Pelas 21h30 há atuação musical.

No domingo, chega a passagem do gado, pelas 10 horas, no centro da vila, seguindo-se a abertura da prova gastronómica [11h30] e os cantares tradicionais e chegas de bois, a partir das 15 horas.

Comentários

topo