Braga Destaque

Aeródromo de Braga recebe festival aéreo

Mignet Balerit © DR
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O Clube Aeronáutico de Braga, Céu Listrado, organiza, este ano, pela 7.ª vez, o AERO Camping, nos dias 8 e 9 de junho. Trata-se de um acampamento aeronáutico único no país que se realiza anualmente no último fim-de-semana de maio ou no primeiro de junho.

Este ano o Céu Listrado será palco do festival aéreo ‘Prio Aerocamping 2019 Braga’, a principal atração do AERO Camping. Inserido no evento e de entrada gratuita, o festival vai contar com pilotos de acrobacia e vários aviões presentes, sendo esperadas mais de 5 mil pessoas, segundo André Almeida, porta-voz do evento.

Entre os aviões convidados para o festival destaca-se o Pitts, decorado com as cores da Prio, o patrocinador principal deste ano.

Vão estar presentes os YAKSTARS, uma patrulha de três aviões, para fazer show aéreo, com jogos de fumos. Também o CITABRIA, de acrobacia aérea fará uma demonstração, tal como o Chipmunk, aviões antigos, e a Patrulha Fantasma. Junta-se aos aviões, os Paramotores, parapentes com motor, que vão fazer acrobacia, com fumos. Estará, também, em exposição um ULM VL3 e, “em principio, vai ser possível fazer batismo de voo”.

O festival prevê, ainda, contar com 20 aviões do modelo Land Africa. Por fim, será apresentado um show de aeromodelismo, por Pedro Precioso, campeão nacional de aeromodelismo.

“Vamos ter exposições aeronáuticas de empresas ligadas à aviação e uma exposição de motas clássicas. Vamos ter, também, saltos de paraquedas”, referiu André Almeida. Apesar de não estar confirmada a presença, foi também convidada a TAP e a Força Aérea.

O AERO Camping é “uma atividade centrada nos sócios do clube, que convida outros sócios e entusiastas de outros clubes a vir a Braga”. O intuito do AERO Camping é proporcionar várias atividades aos participantes, que incluem comida, bebida e animação durante a tarde. “Depois, cada um pega no seu avião e vai para os seus destinos. Quem quiser pernoitar em Braga tem a possibilidade de acampar no aeródromo, montar a tenda debaixo da asa do avião, depois de um dia de convívio”, explica o porta-voz.

O AERO Camping é aberto a toda a população, reforçou André, acrescentando que a participação carece, no entanto, de inscrição, “uma vez que envolve alimentação, a parte do lanche e jantar”.

O AERO Camping, apesar de ser único no país, é popular noutros países, nomeadamente no Canadá e em França. Quem o trouxe para Portugal foi Rogério Silva, presidente do Céu Listrado – Clube Aeronáutico.

“Há seis edições para cá que o evento tem crescido e este ano conseguimos trazer o festival aéreo a Braga”, avançou André, relembrando que, o ano passado, as condições climatéricas estragaram as previsões de participação. Estavam inscritos no AERO Camping, pela primeira vez, mais espanhóis do que portugueses. “Este ano estão previstos mais de 100 inscritos, só em pilotos”.

O evento vai contar com um visitante inglês e, possivelmente, uma aeronave francesa. Na maioria, os participantes são portugueses e espanhóis.

O preço para o AERO Camping deverá fixar-se nos 12,50 euros, mas quem apenas quiser acampar, sem comer, pode fazê-lo gratuitamente.

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista

Deixar um comentário