Vila Verde

Álvaro Rocha presidente honorário em congresso das Forças Armadas do Brasil

Redação
Escrito por Redação

Álvaro Rocha, natural de Aboim da Nóbrega, Vila Verde, e presidente da Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI) foi Presidente Honorário do Congresso das Forças Armadas do Brasil que decorreu no Instituto Militar de Engenharia, no Rio de Janeiro, esta semana.

O também professor da Universidade de Coimbra participou no MICRADS’19 – Congresso Internacional Multidisciplinar de Investigação Aplicada à Defesa e Segurança, de 2019, realizado entre 8 e 10 de maio.

A debate foram levados conhecimentos, inovações e novas perspetivas em temáticas de defesa e segurança no geral e da temática da cibersegurança em particular, segundo adianta a AISTI em nota enviada à imprensa.

Na mesma nota, é destacada a temática das “Fake News”, com Álvaro Rocha a sugerir a implementação de filtros automáticos baseados em inteligência artificial para combater a problemática. Falou ainda em contra-ataques baseados em “Fake News”.

Álvaro Rocha crê que “os países devem ser capazes de definir estratégias de defesa contra as Fake News no ciberespaço, de forma a mitigarem ou neutralizarem os seus efeitos nefastos”.

“Este tipo de informações, é feito e divulgado com o objetivo de prejudicar uma pessoa, grupo de pessoas ou países”, explica Álvaro Rocha, acrescentando que estas “têm um efeito exponencial quando divulgadas no ciberespaço e são uma estratégia potentíssima em cenários de guerra entre países”.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação