Braga

Erasmus+. Alunos e professores da Escola Sá de Miranda visitaram a Letónia

Redação
Escrito por Redação

Entre os dias 6 e 10 de maio, no âmbito do projeto Erasmus + “Efective e-Learning System Based on Digital Competences”, um grupo de quatro professores do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda participou num encontro de trabalho, reflexão e partilha de experiências que se realizou na cidade de Tukums, na Letónia, e que contou com a colaboração de professores da Letónia, Roménia, Suécia, Grécia e Croácia.

Durante esta semana de trabalho partilharam-se experiências sobre a utilização de plataformas e-learning, discutiram-se as potencialidades, as vantagens, os riscos e dificuldades da sua utilização e, no caso português, procurou-se avaliar de que forma a sua utilização pode ser um instrumento na concretização de uma escola promotora de maiores e melhores aprendizagens, assentes no desenvolvimento de estratégias de diferenciação pedagógica e, finalmente, de que forma poderão ser um instrumento de concretização de algumas das competências previstas no perfil do aluno.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências digitais dos alunos das escolas envolvidas e numa partilha de saberes e experiências, uma professora do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda lecionou uma aula de programação a um conjunto de alunos de escolas da Letónia.

No âmbito deste mesmo projeto os alunos da Turma 9 do 10.º ano da Escola Secundária Sá de Miranda participaram numa aula que decorreu, em simultâneo, na respetiva sala de aula na Escola Secundária Sá Miranda e numa sala da “Tukums Evening and Distance Secondary School”, em Tukums onde se encontravam o respetivo professor e os restantes envolvidos neste projeto de partilha de experiências de utilização das competências digitais .

Assim, com recurso aos respetivos telemóveis, os alunos foram concretizando as atividades que iam sendo disponibilizadas pelo respetivo professor, tendo como suporte a utilização de plataforma de e-learning Edmodo, Nearpod e Socrative.

Em simultâneo, na Letónia a respetiva concretização ia sendo acompanhada pelos diferentes professores envolvidos no projeto e servia de base à discussão e trabalho que que estavam a desenvolver sobre as vantagens, potencialidades, riscos e limitações da utilização de plataformas e-learning (assíncronas ou síncronas) num esforço de procurar estratégias e metodologias que aumentem a eficácia da aprendizagem dos alunos, o grande objetivo deste projeto.

No âmbito deste projeto foram planificadas novas atividades, que irão ser desenvolvidas durante o próximo ano letivo, que servirão de suporte ao próximo encontro, previsto para a Grécia que contará, igualmente, com a participação de alunos.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação