Amares

Amares reduz preço dos transportes públicos para viagens até Braga, Vila Verde e Terras de Bouro

Redação
Escrito por Redação

A Câmara de Amares anunciou uma redução dos preços nos transportes públicos para quem tiver como ponto de partida aquele concelho, dirigindo-se para os concelhos de Braga, Vila Verde ou Terras de Bouro.

Esta medida está inserido no Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART) e arrancou no mês de abril, com descontos de 50% para a população em geral e de 75% para utilizadores com mais de 65 anos.

Em comunicado, aquela autarquia informa que o PART tem destinada uma verba de cerca de 87.000,00€ para “desenvolver políticas de redução tarifária até ao final do ano, valor que vai ser complementado pela autarquia”.

Manuel Moreira, edil, destaca que “esta era uma verba claramente insuficiente para podermos reduzir as tarifas dos utilizadores em Amares. Neste sentido, apresentámos uma proposta às empresas que operam no Município que culminou numa redução tarifária muito interessante”.

O autarca dá como exemplo a situação de um idoso que resida em Dornelas pagava por um passe “cerca de 72 euros e agora paga cerca de 18 euros”.

Relativamente aos passes escolares o Município de Amares já financiava na totalidade e a medida mantém-se. Excluem-se do programa todos os indivíduos que já estejam a receber apoios para este fim.

O PART tem por objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação