Braga

Torneio do Clube de Xadrez de Braga recebeu participantes da Bulgária, Sérvia e Espanha

Torneio de Xadrez JF Nogueira © Facebook CX Braga
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

No passado sábado, a Escola Secundária Carlos Amarante abriu portas à 5.ª edição do Torneio Cidade de Braga 2019, organizado pelo Clube de Xadrez de Braga (CXB).

Ocorreram, em simultâneo, duas provas durante o dia, uma para atletas federados e outra para não federados. O torneio federado contou com mais de 90 participantes, superando as expectativas da organização.

O evento foi realizado em 8 rondas, em ritmo de jogo de 15 minutos, com incremento de 3 segundos por lance por atleta, arbitrado por Flávio Peixoto sendo a direção de prova a cabo de Pedro Pacheco.

Esta prova foi aceite para pertencer ao Circuito Nacional de Semi-rápidas, que aceita também atletas estrangeiros, e neste dia, teve adversários de peso e contou com a presença de vários titulados pela Federação Internacional de Xadrez, 4 Grande Mestres da Bulgária, Sérvia, Espanha e Portugal, com um Mestre Internacional, um Mestre Fide, um Mestre Nacional, e três Candidatos a Mestre todos de nacionalidade Portuguesa que lutaram pelos prémios monetários que ascenderam os 700€.

O evento contou com a presença da vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, e foi organizado em parceria com a Escola Secundária Alberto Sampaio, a Associação de Xadrez do Distrito de Braga do Município de Braga, União de Freguesias de Lamaçães, Fraião e Nogueira e a Federação Portuguesa de Xadrez.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista