Braga

Braga recebe Semana de Turismo de Fronteira Europeu e Expocidades

Foto: Sérgio Freitas
Agência Lusa
Escrito por Agência Lusa

A cidade de Braga vai receber a Semana de Turismo Europeu de Fronteira com “dois eixos fundamentais”, o I Fórum Internacional dedicado ao tema e a V Feira de Turismo Internacional, acrescentando a Expocidades, anunciou esta segunda-feira o Eixo atlântico.

Em conferência de imprensa, na tarde de segunda-feira, em Braga o secretário-geral do Eixo Atlântico, uma organização transfronteiriça que junta mais de 80 cidades de Portugal e Galiza, Xuan Mao, apresentou o evento, a decorrer 30 de maio e 02 de junho, criticando a ausência de representantes do Governo e a “falta de políticas” europeias consertadas sobre o Turismo.

Segundo o responsável, já está confirmada a presença de especialistas em turismo de oito países no Fórum e mais de 130 inscritos (num máximo de 200), sendo que um dos objetivos é “refletir, promover e incitar” um novo tipo de turismo.

“Nós queremos que a ideia do turismo nesta área seja passar a fronteira mas percorrer a fronteira. Temos enoturismo, cultura, religião e muitas vezes é até difícil saber quando se passou a fronteira. Dai esta nova noção, percorrer a fronteira”, explicou Xuan Mao.

O objetivo, apontou, “é discutir questões como o diagnóstico e o desenvolvimento de um plano de estratégico de turismo de fronteiras, o efeito da fronteira no desenvolvimento do turismo e a confluência de programas europeus de turismo”, deixando críticas.

“Na Europa não há um programa comum de turismo e devia haver. É também de lamentar que o Governo português não tenha aceite o convite para estar presente neste debate”, disse.

Este novo fórum vai ser a “antessala” para a V edição da Expocidades, pela primeira vez em Braga, que ficará localizada no centro da cidade e “onde se vão poder ver num espaço único a diversidade da oferta das cidades do Eixo Atlântico, a sua cultura, património e gastronomia.

A exposição terá 25 ‘stands’ que vão mostrar as “possibilidades turísticas” de mais de 30 cidades com uma “oferta focada no turismo de proximidade”.

De forma a dar colorido aos eventos, que vão decorrer também em simultâneo com o “Vinho Verde Fest”,o Eixo Atlântico será apresentada a banda desenhada DESTINO FRONTEIRA, uma publicação que quer “dar a conhecer as principais atrações que esta fronteira tem para oferecer”.

O livro foi elaborado por quatro desenhadores de zonas diferentes da fronteira sob o lema “não cruzes a fronteira, percorre-a”.

Foto: Sérgio Freitas

Comentários

Acerca do autor

Agência Lusa

Agência Lusa