Região

Mais de 500 crianças em “flash mob” para promover diversidade cultural em Viana

Redação
Escrito por Redação

Cerca de 500 crianças, dos sete agrupamentos de escolas de Viana do Castelo participaram num “flashmob”, entre outras atividades, para assinalar Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. A iniciativa, inserida nos Encontros Interculturais, que se encontram a decorrer em Viana do Castelo, surge no âmbito do projeto Get up and Goals da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e decorreu ao longo de toda a manhã na Praça da Repúbica.

O ‘flashmob’ teve como tema a inclusão e envolveu cerca de 500 crianças das escolas do Município, desde o 1º ciclo ao secundário, que participaram igualmente em diversas atividades desde espetáculos de dança, exposições e teatro. As atividades foram sendo desenvolvidas e trabalhadas no âmbito do programa de formação contínua que a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo tem em vigor.

O “GET UP AND GOALS!” é um projeto na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, financiado pela Comissão Europeia e que decorrerá até finais de 2020 e pretende apoiar as escolas com formação e recursos na integração das questões da ED/ECG no currículo e na sua visão do mundo. Trata-se de um projeto que envolve 12 países – Áustria, Bulgária, Espanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia – e é liderado pela ONG italiana “Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli”. Em Portugal, a implementação deste projeto está a ser preparada numa lógica de reforço e manutenção das atividades realizadas no âmbito do projeto Global Schools.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação