Braga Destaque

O melhor motorista de elétricos da Europa é de Braga

Foto: SÁBADO / DR
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Tiago Ferreira, de 23 anos, foi para o Luxemburgo em 2011, onde trabalha como maquinista. Recentemente ganhou o título de melhor condutor de elétricos da Europa, numa competição internacional em Bruxelas.

vencedor do TRAM-EM European Tramdriver Championship (Campeonato da Europa de Condutores de Elétrico), Tiago contou à Revista SÁBADO que pretende fazer carreira na área. Este concurso reuniu 25 equipas de 21 países, no início do mês de maio, na Bélgica.

O jovem bracarense, em entrevista à revista SÁBADO, conta que a competição consistiu em seis provas com três elétricos diferentes, em Bruxelas, cidade que este ano comemora os 150 anos do elétrico.

“A primeira prova foi com um elétrico com mais de 100 anos: tive de parar o mais próximo de um cone. Em seguida, saí a correr para o segundo elétrico, a pedais. Em simultâneo, um colega colocou um manequim próximo da linha, não pude tocá-lo. Depois fui para o terceiro elétrico, mais recente, o Flexity Outlook T3000 e fiz três provas numa só: avancei e parei de forma que a terceira porta ficasse em frente a um ponto de referência; em seguida, lancei o elétrico a 35km/h com o velocímetro tapado e parei o mais próximo possível de uma barreira com o travão de emergência. Por último, avancei para uma bola gigante para tentar deitar abaixo os pinos”, explicou Tiago Ferreira.

O bracarense revelou à revista que sente saudades de Portugal. “Aquele passeio à beira-mar… se calhar viveria com um pouco menos, mas daria para aproveitar a vida. Nada como o nosso País. No Luxemburgo, a minha vida é muito à base de casa-trabalho-casa”.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista