Destaque

Esta ecovia a 40 minutos de Braga é o paraíso na Terra

Em Arcos de Valdevez existe uma ecovia que invade todo um “paraíso na Terra”, onde as paisagens naturais se misturam com património ancestral e com animais de variadas espécies.

A 40 minutos de Braga, recomenda-se aos interessados em conhecer este local que se desloquem pela EN 101 até Ponte da Barca, seguindo depois pela ponte antiga até Arcos de Valdevez. Logo após o espaço comercial Intermarché, existe um corte sinalizado com “Ecovia” para a EN 202, percorrendo apenas mais 5 minutos até encontrar uma das várias entradas desta ecovia, neste caso situada no lugar da “Prova”, poucos quilómetros acima da foz do rio Vez.

Com um total de 32 quilómetros, divididos em três etapas, a Ecovia do Vez inicia por entre cascatas e passadiços, em Jolda São João, Arcos de Valdevez, indo até à aldeia do Sistelo, já dentro do Parque Nacional Peneda-Gerês, onde se encontram os conhecidos socalcos a fazer lembrar as regiões montanhosas do Tibete.

O Semanário V completou a primeira etapa, a ligar Jolda, ainda nas margens do rio Lima, ao centro de Arcos de Valdevez, e a experiência foi única. Com início em passadiço, os caminhos de terra e de pedra, bastante cuidados, seguem à margem do rio Vez, onde variadas espécies de peixe podem ser avistadas numa água pura e cristalina, refletindo o verde da flora do rio e o amarelo da areia de praias fluviais naturais a cada 500 metros.

Por entre antigos moinhos e ‘pesqueiras’, onde a população pescava o sustento que acrescia ao conquistado com o suor da agricultura, é possível vislumbrar locais recatados de enorme valor natural, como é o caso do observatório natural de Avifauna em Guilhadeses.

Também os vários moinhos, pertencentes ao Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez, muitos deles recuperados e abertos a visitação, camuflam-se na paisagem verde por entre campos agrícolas e bosques encantados onde, a qualquer momento, sentimos que podemos encontrar um druida celta em cima de um dos vários penedos que se espalham ao longo do traçado.

No final da primeira etapa da ecovia, somos presenteados com a zona da vila de Arcos de Valdevez. A uma quarta-feira, dia de feira semanal, é essa a receção que os turistas têm após quase 2 horas de caminhada na natureza, com o cheiro da natureza a misturar-se com os couros dos artigos à venda naquele espaço.

Etapa 1: de Jolda São Paio até Arcos de Valdevez
Distância: 12.586 metros
Duração: cerca de 2h30
Coordenadas: Jolda S. Paio (8° 30’ 13,374” W 41° 47’ 30,889” N)

Etapa 2: de Arcos de Valdevez até Vilela
Distância: 9.859 metros
Duração: cerca de 1h50
Coordenadas: Arcos de Valdevez (8° 24’ 58,258” W 41° 50’ 48,103” N)

Etapa 3: de Vilela até Sistelo
Distância: 10,266 metros
Duração: cerca de 2h
Coordenadas: Vilela (8° 26’ 27,387” W 41° 55’ 10,739” N)
Coordenadas: Sistelo (8° 22’ 22,925” W 41° 58’ 19,182” N)

Partilhe esta notícia!

Comentários

topo