Destaque Vila Verde

António Lemos é o novo chefe do Núcleo de Escuteiros de Vila Verde

António Lemos, chefe do Núcleo de Escuteiros de Vila Verde Foto: Mariana Gomes
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Decorreram esta manhã as eleições para o Núcleo de Escuteiros de Vila Verde e António Lemos, do Agrupamento de Escuteiros da Vila de Prado, foi eleito o novo chefe para o triénio 2019-2022.

A mesa eleitoral funcionou no Salão Paroquial de Cabanelas, uma vez que se realizava o 45.º aniversário do agrupamento 419 de Santa Eulália Cabanelas.

Num total de 71 votantes, António Lemos recebeu 67 votos a favor, 3 contra e 1 em branco. O chefe do Núcleo de Escuteiros de Vila Verde considera que “foi um bom resultado e o nível de participação foi bom”.

António Lemos avança que os objetivos desta nova fase passam pela formação de adultos. “Achamos que a qualidade do nosso escutismo tem de começar de cima e temos de apostar em formar adultos para eles estarem com capacidades para depois formar os jovens”, disse o escuteiro.

Outro objetivo é motivar os agrupamentos. “Há uma série de agrupamentos que estão um pouco fechados dentro de si e a ideia é pô-los a interagir mais com outros agrupamentos e com o núcleo”.

Mesa eleitoral Foto: Mariana Gomes

“Aquilo que é importante no escutismo é promover atividades de qualidade para os nossos miúdos, que são fundamentais”, considera o chefe do núcleo.

As eleições foram antecipadas, uma vez que o mandato terminava em novembro. No entanto, foi decidido antecipar, para que o plano de atividades combinasse com o ano escutista, que começa em outubro e termina em setembro.

“Se a mesma calendarização se mantesse só seríamos eleitos em novembro, íamos tomar posse em dezembro e ao fazer o plano de atividades já estava três meses atrasado. Então decidimos demitir-nos mais cedo, promover as eleições mais cedo para que o plano de atividades esteja adaptado ao ano escutista”, esclareceu.

A lista única liderada por António Lemos mantém a mesma equipa, à exceção de um membro.

Foto: Mariana Gomes

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista