Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso assinalou Dia Mundial do Ambiente

Redação
Escrito por Redação

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, esteve esta manhã com estudantes da Escola Secundária local, que participaram numa iniciativa destinada a assinalar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

“Felizmente, podemos contar com os jovens povoenses para proteger e preservar o ambiente e assim como para alertar as populações para a necessidade de alteração de comportamentos”, referiu Avelino Silva, no âmbito da ação de limpeza que decorreu em alguns pontos da Vila, sobretudo na margem do Ribeiro do Pontido. “Todos – autarquia, escolas, comunidade e empresas – temos de fazer a nossa parte, para que continuemos a ter uma Póvoa asseada e limpa, em progresso contínuo”, destacou ainda o autarca, referindo que a preservação do ambiente é igualmente uma das condições para que os jovens tenham um futuro próspero na Póvoa de Lanhoso.

O objetivo desta campanha de limpeza foi assinalar o Dia Mundial do Ambiente com uma ação positiva e impulsionadora para a mudança. De referir que a Câmara Municipal, através do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, e a Escola Secundária dinamizaram esta ação de limpeza entre a Praça Eng. Armando Rodrigues e o Parque do Pontido, seguindo a margem do ribeiro. Participaram nesta iniciativa cerca de 50 alunos e alunas de ensino secundário e profissional.

Ao longo da coleta de resíduos foi feita a separação dos mesmos. Os plásticos foram dos resíduos mais recolhidos. Curiosamente, são diversas as campanhas solidárias que visam precisamente a recolha e entrega de plástico para reciclagem e atribuição de equipamentos, como cadeiras de rodas, e o presidente da Câmara Municipal apelou mesmo à participação destes estudantes numa dessas ações que está a decorrer em Taíde. Os/as jovens mostraram-se surpreendidos/as com a quantidade de beatas de cigarro que foram apanhando no decorrer da ação.

É de salientar que os serviços municipais de limpeza desempenham um papel fundamental na manutenção dos espaços públicos, no entanto, é necessário que cada cidadão e cidadã tomem consciência da sua responsabilidade social no que diz respeito ao combate à poluição.

Esta iniciativa fechou as comemorações do Dia Mundial da Criança e do Dia Mundial do Ambiente, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu com início no dia 31 de maio.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação