Destaque País

Portugal é o 3.º país mais pacífico do mundo

Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

Atrás da Nova Zelândia e Islândia, Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto para a Economia e Paz. Passou do quinto lugar que ocupava em 2016 para o terceiro, este ano.

Na décima primeira edição do Global Peace Index (GPI), do Instituto para a Economia e Paz, Portugal subiu ao pódio, entre 163 países que participaram no estudo.

Há cinco anos, Portugal ocupava a 16.ª posição. Ao todo são 23 indicadores que contribuem para este ranking, entre eles a instabilidade política, níveis de violência e conflitos internos. Portugal melhorou 12 dos 23 indicadores do GPI, passando a ocupar a 3.ª posição este ano.

Segundo o documento apresentado na passada quinta-feira pelo Instituto para a Economia e Paz, a subida de Portugal deu-se devido, sobretudo, à “recuperação da crise económica”, sendo que o país teve a maior melhoria da região.

A Islândia ocupa o primeiro lugar desde 2008 e, em segudo, está a Nova Zelândia. A Europa é ainda o continente mais pacífico, tendo em conta que 8 países europeus ocupam os primeiros 11 lugares.

Devido a atividades terroristas ocorridas em alguns países da Europa, a França, Dinamarca e Suécia sofreram alterações na posição do ranking.

A Síria está no fundo da tabela, como país menos pacífico, acompanhado pelo Afeganistão, Iraque, Sudão do Sul e Iémen.

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista