Região

Freguesia de Monção levanta o pau neste domingo

Foto: Blogue do Minho
Redação
Escrito por Redação

É já este domingo que se realiza a tradição secular do levantamento do pau, na freguesia de Longos Vales, concelho de Monção. Conforme manda a tradição, o pau é levantado pela “quadra” selecionada para este ano, para admiração dos habitantes e visitantes da festa.

Segundo explica a freguesia, em nota enviada à imprensa, o “Levantamento do Pau” é o primeiro momento da Festa em Honra do Padroeiro da freguesia, S. João Baptista.

O pau, como lhe chamam, é um tronco de eucalipto pintado de várias cores. Este ano, o “pau” chega aos 30 metros, e será levantado com recurso à força humana, através de quatro cordas entrelaçadas.

De acordo com a mesma nota, a freguesia está dividida em cinco lugares, cada qual com sua “quadra”. Cada quadra organiza, à vez, a festa e contribuiu com uma esmola.

“Em tempos apenas os homens da quadra puxavam a corda, porém, com o passar do tempo homens e mulheres puxam com afinco para levantar o pau”, refere a mesma nota.

O pau ficará de pé até 31 de dezembro deste ano.

Há ainda um cortejo do pau, que arranca pelas 14h30 da Quinta de Santo Amaro em direção à Igreja de Longos Vales, que fazia parte do Mosteiro de Longos Vales. O cortejo inclui tratores ornamentados e será junto ao antigo mosteiro que o pau será levantado.

As festas regressam de 20 a 24 de junho com um programa diversificado e dividido entre o religioso e o profano, destacando a majestosa procissão, que decorrerá dia 24 de junho pelas 17h.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação