Braga Desporto

Pilotos da aviação civil aproveitam festival de Braga para “dar asas” às acrobacias

Fernando André Silva

Pedro Cunha Pereira, de Leiria, foi convidado pela organização do Céu Listrado para regressar a Braga e “fazer umas acrobacias” no festival aéreo do ‘Aerocamping Prio 2019’, que decorre este fim de semana no aeródromo de Palmeira, em Braga.

Piloto da aviação civil em transporte de passageiros, na companhia aérea SATA Internacional, é a terceira vez que vem a Braga para mostrar os dotes acrobáticos do seu “já velhinho” avião Citabria, que conta com mais de 40 anos.

O piloto aproveita os tempos fora de trabalho para dar asas ao hobby da acrobacia, uma vez que não o pode fazer nos aviões civis. “Os passageiros não gostam muito que se faça este tipo de manobras, por isso aproveitamos para fazer o que gostamos, com estes aviões mais pequenos”, diz Pedro Cunha Pereira, piloto profissional desde 1992.

Entrou para a aviação levado pela paixão do pai, também piloto e especialista em manobras acrobáticas no ar. “Já o meu pai pilotou este avião e passou-me a paixão”, conta.

Sobre o festival de Braga, aponta-o como tendo “muito público”, o que é “agradável”. “A intenção é divertir este público e tentar chamar mais público para a aviação”, explica, referindo que a organização levou a cabo um festival “bonito e seguro”.

Pedro Cunha Pereira deixa ainda a recomendação para que “mais pessoas andem de avião”. “Recomenda o voo nestes pequenos, porque nos ditos autocarros do ar não há emoção. Aqui sente-se a turbulência ao descer, subir, e podemos estar em contacto com o ar”, afiança.

Como piloto acrobático, realiza uma preparação contínua que consiste em exercício físico e manobras de contração dos músculos, uma vez que o fluxo sanguíneo é afetado quando praticam manobras mais bruscas no ar. “No caso do meu avião, chegámos a ter 5 vezes mais o peso do corpo quando estamos no ar, e isso acaba por exigir alguma preparação física”, esclarece.

Cerca de 3.000 pessoas marcam presença durante este sábado para a segunda edição do Aerocamping de Braga, organizado pelo clube de aeronáutica Céu Listrado. Na edição deste ano, o grande atrativo foi o festival aéreo, com dezenas de pilotos a executarem acrobacias perante o público que rumou às instalações do aeródromo situado em Palmeira.

Comentários

Acerca do autor

Fernando André Silva

Fernando André Silva

Jornalista