Ambiente Destaque Vila Verde

Rio Homem e Rio Cávado vão ser alvo de uma campanha de limpeza aberta à população

Foto: Desassossego Ambiental
Mariana Gomes
Escrito por Mariana Gomes

O próximo dia 29 de junho vai ficar marcado com uma ação de limpeza ao Rio Cávado e ao Rio Homem e a população está convidada a participar.

Esta iniciativa, “Vamos limpar o Rio Homem e Cávado”, tem como objetivo sensibilizar a população para a mudança de hábitos. A deposição de lixo junto às margens dos rios tem sido um problema crescente que, se não for resolvido, este acaba por ser arrastado pelas correntes.

Esta iniciativa de limpeza nasceu do “Desassossego Ambiental”, uma página online cuja finalidade é expor o problema ambiental que tem alarmado a comunidade: as alterações climáticas na Terra.

“Como forma de mudar mentalidades, surgiu a ideia de realizar várias ações voluntárias, no mesmo dia e em vários locais das margens do Rio Homem e Rio Cávado, com o objetivo de recolher o lixo depositado nas margens do rio (ou afluentes) e sensibilizar a população para este problema”, afirmou Rafael Pinheiro, responsável pela campanha de sensibilização.

 

Foto: Desassossego Ambiental

 

Com principal foco no concelho de Vila Verde, o “Desassossego Ambiental” tem criado várias formas de tentar impedir a destruição ambiental. Rafael Pinheiro considera que “o futuro das gerações futuras não depende só dos políticos mas sim de cada um de nós”.

Esta campanha terá vários locais de encontro. O Rio da Malheira, a praia fluvial de PortoCarrero, a Loureira e Prado serão os pontos de encontro que contarão com um responsável de cada associação de Vila Verde parceira nesta ação de limpeza.

Esta campanha o apoio de várias associações de Vila Verde, tais como a Associação Cultural e Recreativa de Soutelo, a APDAAVV – Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde -, as Guias de Soutelo e a Associação Vila Verde a Correr. “Cada associação será responsável por um setor com o respetivo ponto de encontro”.

A campanha terá lugar no dia 29 de junho, das 9h às 17h.

 

 

Comentários

Acerca do autor

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Jornalista