Braga

Braga. INL organiza principal conferência sobre nanomedicina na Europa

DR
Redação
Escrito por Redação

O principal evento europeu de Nanomedicina vai acontecer no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, em Braga, de 17 a 19 de junho, numa organização conjunta do INL e da ETPN – Plataforma Tecnológica Europeia de Nanomedicina.

Este encontro internacional vai reunir 300 participantes de 30 países, que vão ser atualizados sobre os mais recentes desenvolvimentos em nanotecnologia aplicados às ciências médicas e à prática clínica.

O diagnóstico e tratamento de um grande número de doenças estão a ser revolucionados pelos avanços da nanomedicina, com destaque para o combate ao cancro, uma das doenças mais prevalentes e com um número crescente de casos em todo o mundo. As abordagens médicas convencionais têm vindo a enfrentar cada vez mais desafios para conseguirem obter resultados clínicos ótimos a um custo acessível, o que coloca um peso ainda maior sobre os já sobrecarregados sistemas nacionais de saúde.

A nanomedicina apresenta-se como uma solução para este problema e está a tornar-se cada vez mais relevante na entrega de melhores resultados clínicos, menos invasivos, com dosagens mais inteligentes e uma maior precisão, por vezes vezes por uma fração do custo.

Durante três dias, cientistas, fornecedores de tecnologia, empresários, médicos e decisores políticos vão participar nas discussões sobre as novas aplicações de nanotecnologia e outras tecnologias médicas emergentes. A NanoMed Europe 2019 vai focar-se, em particular, na transferência de tecnologia para o mercado e na redução da distância entre a investigação feita nos laboratórios e a respetiva aplicação clínica em benefício dos doentes e da sociedade.

Nesta conferência, vão ainda realizar-se sessões ao vivo do HealthTechTAB, um serviço de tutoria personalizado e gratuito assegurado pelo Projeto Europeu NOBEL, que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde.

A sessão de abertura oficial da NanoMed Europe 2019, no dia 18 de junho, pelas 9h30, vai ser presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Portugal, Manuel Heitor. O Ministro da Ciência do Governo de Espanha vai ser representado por Juan José Serrano, o Subdiretor-geral para a Internacionalização da Ciência e Inovação. Esta cerimónia vai contar também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, do Diretor-Geral do INL, Lars Montelius, e do Presidente da ETPN, Patrick Boisseau.

Os tópicos que vão ser discutidos no programa da NanoMed Europe 2019 vão cobrir desenvolvimentos como NanoXray, o recém-aprovado sistema inovador para radioterapia melhorada, nanomedicina contra doenças infecciosas, distribuição direcionada de medicamentos, integração de tecnologias de saúde ao longo do Continuum de Cuidados, entre muitos outros.

As reuniões estratégicas organizadas pela ETPN durante a conferência também vão ajudar a preparar o Horizon Europe, o próximo Programa de Trabalho da Comissão Europeia, a partir de 2021.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação