País

Hackers franceses descobrem microfone oculto em robô de cozinha do Lidl

Redação
Escrito por Redação

Dois estudantes de informática franceses descobriram um microfone oculto integrado no aparelho “Monsieur Cuisine Connect”, um robô de cozinha vendido pela cadeia de supermercados Lidl.

Alexis Viguié e Adrien Albisetti tentavam instalar um videojogo naquele produto quando descobriram o microfone oculto, segundo conta o jornal El País.

Um dos informáticos explicou que o microfone instalado pode ser acedido através de hackers, podendo estes “tomar o controlo do aparelho e escutar o som ambiente através do microfone”.

O informático refere ainda que os utilizadores deste aparelho que o devem desligar sempre que não o utilizem, de forma a evitar esses dissabores.

Entretanto, a cadeia de supermercados esclareceu que o microfone “está desativado”. Segundo o Lidl, o microfone foi incluído para “futuras funcionalidades como o controlo de voz, tal como já acontece com outros eletrodomésticos de características semelhantes”. Todavia, o microfone não é mencionado no manual de instruções do produto.

O Monsieur Cuisine Connect foi lançado em 2016, desenhado na Alemanha e produzido na China, estando habitualmente à venda nas lojas do Lidl.

Comentários

Acerca do autor

Redação

Redação

Deixar um comentário