Destaque

Esta imagem de Nossa Senhora com uma viola é raridade no país e está em Vila Verde

Partilhe esta notícia!

Nossa Senhora da Alegria. Assim se chama a figura construída inteiramente em madeira que, durante dois dias, fica em exposição numa pequena capela no lugar de Casais de Vide, na freguesia de Aboim da Nóbrega, concelho de Vila Verde.

A imagem, rara em todo o mundo, é única em Portugal, afirmam os responsáveis pela guarida da imagem durante todo o ano, já há mais de quatro séculos.

Conhece-se outro exemplar, uma cópia, dizem, numa igreja situada na região sul do país, havendo também registo de imagem em França, na Igreja de Nossa Senhora da Alegria (Liésse). Mas, em Portugal, esta será única, até porque se mantém a original desde 1582, ano de construção da capela onde a imagem é exibida durante a noitada de São João.

Segundo a confraria responsável pelas festas de São João, em Casais de Vide, em outros tempos, a imagem dava a volta às romarias do Minho, dada a sua particularidade de invocar as festas e a alegria com a representação de Nossa Senhora a tocar um instrumento de cordas.

Em 2018, esta imagem foi mesmo um dos atrativos da procissão em honra de São João, na cidade de Braga, depois do próprio Arcebispo Jorge Ortiga ter feito o pedido aos moradores de Casais de Vide, que guardam a imagem 364 dias por ano em local desconhecido.

Reza a lenda que a Nossa Senhora da Alegria só pode ser vista nos dias da festa de São João, ficando guardada em local secreto durante o resto do ano.

As festas em Casais de Vide realizam-se este fim de semana, com a “noitada” neste sábado e as celebrações religiosas durante o domingo. A procissão com o andor principal da imagem sai às ruas naquele lugar por volta das 16h de domingo.

Comentários

topo